20 agosto 2013

Julieta - Anne Fortier

Há algum tempo li um livro que acabou me interessando: Julieta de Anne Fortier.

 Basicamente é uma versão moderna do clássico de William Shakespeare, Romeu e Julieta, com variações e contado em dois tempos.

A história é baseada na bela cidade italiana de Siena, os personagens principais são Julie Jacobs ou Giulietta Tolomei e Alessandro Romeo Salimbeni, e o desenrolar é bem interessante.

A jovem Julie descobre que não é americana, mas sim italiana, seu nome é Giulietta e que tem uma herança por ela esperando em Siena. Esse é o mote da aventura. Enquanto procura as famosas joias de família, Giulietta descobre o diário do pintor Maestro Ambrogio, que narra a trágica história de amor entre dois jovens, perseguidos pela maldade do ganancioso Salimbeni, e a enorme rivalidade existente entre os Tolomei e os Salimbeni.

Intrigas familiares, mistério, drama, locais mágicos, aventuras, perseguição ao grande estilo máfia, uma dama da sociedade que você não sabe se é boa ou má, madona Eva Maria Salimbeni, mas ao final ajuda a heroína, tudo isto torna a história interessante e recheada de surpresas.

Por outro lado nosso herói é quase um anti-herói, temperamental, prático, charmoso e tem tudo pra ser um grande vilão na história, mas ao final nos surpreende e nos faz ver como as coisas nem sempre são o que parecem.

E assim o livro caminha, um capítulo narra a história atual, vivida por Julie/Giulietta e em outro a história de Giulietta, ambientada nos idos de 1340 em Siena.




O que mais me chamou atenção no livro é como a autora se preocupou em retratar a cidade, a Siena da história é praticamente a mesma que encontramos na Itália. Alguns pontos, como o palácio Salimbeni de fato existem. 




O Palio
Outro fato curioso são os acontecimentos da cidade, eles são reais: as rivalidades entre os clãs – ou contradas – a corrida do Palio, a festa da Madonna, isto tudo acontece em Siena.



Recomendo a leitura do livro e que tire um tempo para navegar na internet vendo os locais mencionados no livro.




PS: Até hoje brinco que o Alessandro Salimbeni¸ porque eu adoro homens discretos e soturnos.


Boa leitura, espero que goste do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs