12 julho 2014

Vamos falar de Futebol?

Existem três coisas que dizem que não devemos discutir: futebol, religião e política. Eu particularmente só excluo política desta lista. Acho um descaso completo uma pessoa que não discute política. Mas se pararmos pra pensar há muito de política tanto no futebol quanto na maioria das religiões. Um exemplo de que eu não estou mentindo é que independente do seu credo, se há um candidato a qualquer cargo público dentro da sua igreja, você tende a votar naquela pessoa por motivos obvios. Isso não é regra. Existem lugares que isso não se aplica. Mas normalmente é assim.
Hoje eu decidi discutir a copa do mundo. Entendam não estou falando de um ou outro time isolado para gerar conflito entre corinthians e palmeiras nem uma guerra fla-flu. Estou falando da seleção que representa cada brasileiro no mundo. O Brasil perdeu a copa #FATO. Se os políticos superfaturaram os estádios, se o governo vendeu a taça, se um cartomante lá não sei das quantas previu esse desastre, não sei e desculpem se estou sendo grossa mas não quero saber. Revolta agora não muda nada e não nos dá a taça. Ela já pertence ou à Argentina ou à Alemanha. Esse ano a taça vai de 'A'. O que eu tenho visto e ouvido por aí são besteiras de um povo que não soube brigar em campo, e creio eu não saberá brigar nas urnas também. Um povo que deixou meia dúzia de pessoas vandalizar e estragar seus protestos até parar de protestar. Um povo que ficou quieto em julgamentos de mensalão e se acostumou com a corrupção. Arrecadamos mais impostos que qualquer outro país no mundo. Já provamos que temos não só condições como dinheiro para fazermos parte do grupo de países desenvolvidos. E no entanto estamos tão acostumados com o pão e circo e toda roubalheira que fazemos um protesto aqui e outro ali e nada além. Nem um quinto da população estava presente nesses protestos. Somos 200 milhões. Já falei isso e vou repetir aqui: SE METADE DA POPULAÇÃO RESOLVESSE IR A PROTESTO, SEM VANDALISMO E SIM APENAS EXIGIR O QUE É NOSSO POR DIREITO, PODERIAM UNIR EXÉRCITO E POLÍCIA QUE NÃO TERIA CADEIA NEM FORÇA ARMADA SUFICIENTE PARA NOS DETER!
Isso foi um desabafo. Do que eu acredito e sei que é utópico demais. Pois o povo continua movido pelo medo. Ainda não entrou na cabeça da maioria que temos força. E não adianta dizer que temos que mudar nas urnas, sinto muito decepcionar vocês mas não vai ser melhor votarmos em outro candidato. Porque outro candidato é só mais um pra entrar no sistema e roubar mais quatro anos como todos fazem. Não esperem mudanças drásticas. Não esperem nada deles. Eles são a elite, a maioria absolutista que enriquecem à custa do meu e do seu trabalho. A escravidão no Brasil não acabou, apenas mudou de nome, passou a se chamar capitalismo. Somos escravos dele.
Nas idas e vindas acabei falando mais de política que de futebol. Então vamos falar dos times que honrosamente chegaram lá? O povo anda praguejando a Alemanha e principalmente a Argentina. Mas ja pararam para pensar que não fossem por eles muitas das coisas que conhecemos hoje não existiriam? Existem coisas que literalmente não vivemos sem. Os Holandeses, mais modestos e preguiçosos não tem apenas um belo país que cultiva flores maravilhosas, os leites mais caros do mundo e chocolates maravilhosos. Eles são pais de duas invenções muito legais e importantes, o telescópio e o submarino. Também inventaram o eletrocardiograma e junto com japoneses e americanos na criação de cds e dvds. A Alemanha é um tanto mais ousada e foi mãe de invenções como o soutien, o elevador elétrico, a bicicleta, a televisão, a geladeira, o telefone celular... ahh se vc um dia já teve uma dor de cabeça, e já pensou que uma aspirina ia maravilhosamente bem naquele momento! Saiba que os Alemães também inventaram ela. Mas juro que fiquei mais interessada na Argentina. Afinal o que eles inventaram mesmo? Não são como a Holanda que inventaram o microscópio nem como a Alemanha que fez a geladeira mas eles contribuiram também para a elucidação humana com a caneta esferográfica. Sim. Paramos de usar mata-borrão e penas graças a essa invenção que todos usam e ninguém dá valor. Também inventaram o sistema de identificações através da digital. O semáforo para deficientes visuais, o ônibus e o primeiro helicóptero eficiente da história da aviação. Agora se você assim como eu é mineiro, e lembra da vovó na beira do fogão a lenha fazendo doce de leite e acreditava que era invenção dela e de todas a vovós mineiras (desculpem a ignorância mas eu pensava isso) imaginaram errado. Talvez as vovós argentinas fizeram isso, mas o doce de leite é uma invenção de nossos hermanos.
O Brasil tem sua quota de invenções. Mas o brasileiro raramente valoriza aquilo que é nacional. Pagam mais caro por cervejas alemãs, maçãs argentinas, e leites holandeses. E ainda reclamam de perder a copa no Brasil. Entendam que perdemos mais que o Neymar em campo e mais que os sete gols que a Alemanha fez sobre nós. Perdemos. Choramos, torcemos, vibramos, mas não deu. E não devemos ficar tristes e nem desmerecer os países que chegaram lá. Se eles chegaram foi porque mereceram. E acho feio brasileiro fazer corrente de oração pra Argentina perder a copa. Deus deve ter orações mais importantes pra atender, como o de um paciente em fase terminal num hospital qualquer pedindo apenas pra dor passar. Ou de um pai desempregado pedindo pra não faltar alimento na mesa de sua família na manhã seguinte. Ou até mesmo de uma mãe que o filho saiu de casa e ela não sabe se no caminho algo ruim irá acontecer, então ela pede a Deus que nada aconteça. Deus não é o Pai das futilidades como uma seleção mal gerida com jogadores que ganham milhões. Então amanhã eu irei torcer pela Argentina. Porque eu acho que eles chegaram aqui com menos recursos e mais garra. E porque o Brasil necessita perder esse EGO pentacampeão e saber que às vezes se perde para ganhar. Perdemos muito mais que uma taça. Espero que isso acorde os brasileiros para o real problema e que eles não percam a cabeça. O gigante precisa diminuir para entrar em algumas portas. E vai ser saudável para o Brasil ver os maiores rivais deles no futebol ganhar aqui. Amanhã eu serei Argentina. E mesmo que eles percam eu os considero verdadeiros vencedores apenas por terem chegado lá. O Brasil não só foi derrotado em campo. Essa sensação de derrota que tomou conta de todos os brasileiros é quem destruiu a copa no Brasil.
E deixo vocês com a frase de um ilustre alemão e um rebelde argentino.
"Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas se não estiver a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu." _ Einstein.

"Há que endurecer-se sem jamais perder a ternura." _ Che Guevara.

Com todo respeito ao cérebro de Einstein eu sou rebelde por natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs