19 abril 2014

Ovos Fabergé - Presente dos sonhos

Fugindo um pouquinho da tradição de ovos de chocolate, apresento uma coleção de jóias que há mais de um século seduz, os famosos ovos Fabergé.

Em 1885 o Czar Alexandre III resolveu presentear sua esposa com algo inusitado e belo, pediu ao ouvires do palácio que criasse algo diferente, surgia, assim a tradição dos Ovos Fabergé.

O primeiro ovo por ele criado era ouro esmaltado, que ao ser aberto revelava uma gema de ouro, e dentro desta uma galinha que possuía um rubi e uma réplica em diamante da coroa imperial.



Os tradicionais Ovos Fabergé são verdadeiras obras primas da joalheria produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares russos.

Fabergé Czarevich - 1912


Tal como as famosas bonecas matrioskas, tais ovos sempre continham uma surpresa que dentro dela havia outra. Fabergé e seus ouvires usavam materiais nobres como ouro, prata e platina, técnicas de esmaltagem e diversas pedras preciosas como rubi, diamante, ágata, quartzo etc.

Palácio de Alexandre de 1908


Cobiçados e admirados por diversos colecionadores (leia-se: ricaços), esses ovos custam fortunas extraordinárias, passando da casa dos 10 milhões de dólares. Dos 65 ovos produzidos, somente 42 sobreviveram, alguns se perderam, outros foram derretidos e viraram jóias diversas, o que é uma pena.

Palácio Gatchina - 1901



Este é o meu favorito - Coroação de 1897 - repare nos detalhes da carruagem, tudo finamente trabalhado. Ele celebrava a coração de Nicolau e Alexandra, era esmaltado em amarelo,com rubis, diamantes e cristais. A carruagem era uma réplica da que levou o Czar ao evento.   

Atualmente, diversas casas, inclusive a Joalheria Fabergé (que há décadas está localizada em Genebra), fazem releituras destas obras primas, sendo possível encontrá-las em cristais, vidros etc., como esses, que eu simplesmente amei, com valores mais acessíveis para todos.



Ps: se alguém desejar, aceito um Fabergé de presente nesta páscoa, ok? 

Bjks ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs