08 setembro 2013

Independência ou Morte?

     Sete de setembro deveria significar mais que um feriado. Deveria ser sinônimo de patriotismo exacerbado. Deveria ser tempo de todos colocarem uma bandeira verde e amarela na janela e o hino deveria ser tocado em todas as casas. Mas infelizmente não é copa do mundo e o brasileiro só lembra de ser patriota em época de copa. Hoje, pelo contrário, o brasileiro está sentado em sua poltrona assistindo TV's japonesas e ainda tem a cara de pau de dizer que "os nossos japoneses são melhores que os japoneses dos outros".


      As mulheres e homens com seus sapatos italianos, seus tênis americanos e suas roupas de alguma grife importada. Seus celulares (e não me condenem, pois o meu também é) de marcas internacionais com tecnologia brasileira que na maioria das vezes o povo nem sabe que é brasileiro, o nosso Android que sai com atualizações à la Jelly Bean. Os que sabem gritam aos quatro cantos que por isso preferem o IOS - sistema operacional da Apple.

    Mas não estou aqui pra questionar onde compramos nossas coisas. Tenho muito delas em minha casa também. O que eu vim debater é: 

    Independentes? Nós? Desde quando? Tá certo que até temos um ou outro produto fabricado na zona franca de Manaus e algum carro fabricado no pólo industrial paulistano. Mas o que pega é que a marca não te dá sossego. 

   Comemos chocolates M&M produzidos com o melhor cacau nordestino. Bebamos suco de soja Ades feito com a soja do sul, mas conscientes de que boa parte do que pagamos por eles vão para as patentes. Os donos das marcas que são estrangeiros. 

    Independência em um país que exporta petróleo para a gasolina ser vendida a 59 centavos de dólar o litro lá fora e a quase 3 reais aqui? Independência onde a maioria das pessoas tem orgulho em ter um tênis Nike produzido aqui no Brasil com etiquetazinha em inglês? Sério que realmente achamos que ele é melhor só por causa da etiqueta? Com a constante falsificação muitas vezes se está comprando produtos chineses (que não deixam de ser importados) achando que estão comprando produtos dos EUA. 

     Mas da China é mais barato. Lógico!!! Eles usam mão de obra escrava e aposto que isso também é desconhecido. Liberdade é uma palavra muito forte para pessoas que mantém máquinas industriais como McDonalds e Burger King funcionando. 

      Independência não é o poder de ir e vir e achar que pode fazer o que quer. Você não pode. Somos escravos como nossos descendentes eram. Só mudou o modo como eles conduzem a escravidão. Definitivamente não somos independente. 

     Somos  produto do meio. Um meio americanizado. Portanto, Happy Independece Day! Its all made in BraZil. Ahh, ia me esquecendo. Vocês não fizeram a lição direito, o quatro de julho deles tem fogos e festa. Vocês poderiam parar de querer imitar só o halloween, dia trinta e um de outubro. Quem sabe vocês não compram umas faixas vermelho branco e azul pra enfeitar a casa? Ooops... Esqueci é verde e amarelo. Se colocar preto vira a Jamaica, ok? Independência? Bahh coisa de gente que sonha né?!



2 comentários:

  1. Que post perfeito.. Realmente não temos nada de independentes.
    Usamos muito mais coisas importadas do que pensamos usar.
    Acho um absurdo pagarmos quase 3 reais de gasolina.
    E por que Brazil com Z?
    Pior que fui escrever "Brasil" em um site gringo e lá disse que meu endereço estava errado. Depois que escrevi Brazil deu certo.

    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline (minha xará heheheh) O Brasil com Z que foi ate destacado em negrito é exatamente pra expressar esse fato da nossa "internacionalização". Adorei seu comentário obrigada.

      Excluir

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs