24 julho 2013

Coração de Tinta


Farid, Mo (Língua Encantada), Maggie, Dedos Empoeirados e tia Eleanor


Faz um tempo bom que não escrevo e movimento o blog, várias coisas aconteceram que  me impediram de ter o prazer da escrita ao meu lado, porém o prazer da boa leitura esteve presente durante vários e vários dias. E uma doce e grata surpresa foi Coração de Tinta, o primeiro livro que decidi comentar e resenhar aqui na Penteadeira.


Certa noite, sentado com a filha e a esposa na sala de sua casa, lendo para sua família, Mo descobriu que tinha um dom. O dom de trazer personagens dos livros para o mundo real. Das páginas de seu livro favorito, três personagens saíram e passaram a assombrar sua vida: um querendo voltar e dois querendo dominar a terra dando a ela a forma de sua maldade. Logo o equilíbrio entre a fantasia e a realidade estará rompido, cabendo a 'Língua Encantada' solucionar o problema que criou.


De todos os vilões que rondam as histórias, Mo conseguiu trazer o pior de todos a vida: o poder que Capricórnio tem não ficara comprometido por ser transferido para este mundo. Agora que está entre os humanos, ao contrário, irá aumentar de forma exponencial e ele fará de tudo para dominar a Terra, e se recusa a aceitar o fato de que sua existência deverá ser restringida às páginas da história para a qual foi criado.

Como Mo resolverá este problema? Será que outros poderão ajudá-lo? E sua filha, será que ela tem como dar a ele a direção a seguir? São tantas perguntas que somente uma leitura deliciosa do livro poderá responder.

Personagens míticos, seres maldosos, pessoas que lutam para manter o mundo em ordem e fora do caos, Coração de Tinta é assim: um universo onde a ficção e a realidade se confundem. Levando o leitor a se perguntar o que virá nas próximas páginas, não conseguindo larga-lo até que concluir a leitura. Eu o devorei na esperança de ver Mo tirando outros personagens que tanto amo das páginas do livro.

Como há uma sequência, me ponho a questionar qual será o fim de Farid e de Dedos Empoeirados, pois eles me encantaram muito e me deixaram com vontade e ver o mundo de outra fora. Mas para que eu saiba terei que ler os outros dois volumes da Trilogia: Sangue de Tinta e Morte de Tinta. E isto não demorará a acontecer.


A trilogia Mundo de Tinta, da autora alemã Cornelia Funke, gira em torno do dom de Mortimer, ou Mo, de trazer a vida os personagens dos livros que lê em voz alta. Voltado para o universo Juvenil tem as qualidades necessárias para agradar tanto filhos quanto pais e de alimentar a alma e o espírito dos leitores mais vorazes (eu li suas 455 páginas em pouco mais de dois dias).

De todas as frases do livro, a que mais me encantou foi a que dá o fio condutor para a sequência: “Como Mo dissera: o ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia”.

E de fato todo bom livro tem magia, pois somos transbordados para outro universo quando permitimos que o livro nos apresente suas personagens recheadas de amores, alegrias, traições, tristezas, recompensas, flores e magia.

Um excelente livro para ser lido no fim de semana, aproveitando este clima gostoso de férias que está no ar.

Então, você já conhecia o livro?


“Desde que Língua Encantada o trouxera para aquele mundo, ela o seguia como uma segunda sombra. Era uma tristeza que tornava os membros pesados e o céu cinzento.”



Ps: como sempre o livro conseguiu superar o filme e deixar com um gostinho de quero mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs