10 fevereiro 2013

Le Petit Prince



Sou uma leitora aficionada, apaixonada, consumidora, devoradora...
É possível me encontrar em uma loja de sapatos (uma paixão que tenho e que será post do blog muito em breve) sem eu comprar nadinha, mas raramente entro em uma livraria e não saio de lá carregando um livro.

Livro de direito (minha profissão, minha outra paixão), livro de romance (para  onde vou quando preciso fugir do mundo rústico que me cerca), livro de ficção (amo imaginar que o mundo poderia ser diferente), até mesmo vampiros me consomem a alma (quem me conhece sabe de minha paixão nada secreta por Drácula), mas nenhum deles é tão especial quanto o primeiro.

Ou um dos primeiros, porque ainda não consegui decidir se li um ou outro antes - mas o Pequeno Príncipe, foi o primeiro livro que li e me apaixonei.

Le Petit Prince foi escrito por Antoine de Santi-Exupéry em 1943. Apesar de ser considerado um livro infantil, o escritor francês trouxe para suas páginas poesia e filosofia da mais alta qualidade.

Há diversos trechos do livro que me encantam, mas o diálogo entre a raposa e Le Petit Prince me fascina até hoje.



"E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia - disse a raposa.
- Bom dia - respondeu educadamente o pequeno príncipe, olhando a sua volta, nada viu.
- Eu estou aqui - disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? - Perguntou o principezinho. - Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Vem brincar comigo - propôs ele. - Estou tão triste...
-Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa - disse o principezinho.
Mas, após refletir, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui - disse a raposa. - Que procuras?
- Procuro os homens - disse o pequeno príncipe. - Que quer dizer "cativar"?
- Os homens - disse a raposa - têm fuzis e caçam. É assustador! Criam galinhas também. É a única coisa que fazem de interessante. Tu procuras galinhas?
- Não - disse o príncipe. - Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."

Bem, se você não está no clima de carnaval, como eu, querendo ficar em casa, por que, então, não se perde entre livros e divagações que somente eles nos trazem?

E lá vou para o 4º livro deste carnaval... adivinha qual? 

Bjks! 

Um comentário:

  1. Acredita que eu nunca li este livro? Dizem ser tão maravilhoso e talvez eu seja uma das poucas pessoas desse mundão que não tenham lido O Pequeno Príncipe. Juro que se eu encontrar numa biblioteca da vida, eu paro para ler!

    Gostei do blog e estou seguindo =)

    Beijos,
    garotasemcliches.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs