22 dezembro 2012

A Christmas Carol


Como é mais conhecido por nós “Um conto de Natal” foi escrito por Charles Dickens, e traz a história de Ebenezer Scrooge, homem sovina, avarento, que vive para seu dinheiro e não suporta o natal.

O livro foi escrito em apenas um mês, pois o autor tinha dívidas a pagar e precisava urgentemente de dinheiro, e publicado em 19 de dezembro de 1843. Mal sabia Dickens que o famoso ‘livrinho’ se tornaria em um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos, se tornando em livros premiados e valiosos em todo o mundo. 
Várias releituras do texto foram feitas, vários personagens foram inspirados na obra, com certeza uma das versões mais famosas foi Mickey’s Christmas Carol, de 1983, onde o tio Patinhas interpretava o personagem Uncle Scrooge (a disposição nas locadoras e em sites de filmes, e eu recomendo que o assistam é maravilhoso este filme!). 
O filme mais recente feito com base neste clássico foi Os Fantasmas de Scrooge, onde Jim Carrey interpreta o velho Scrooge e traz a tona toda a beleza da história.

 Resumidamente a história fala de um um velho sovina, mão de vaca, que vive pra contar dinheiro e que na noite de natal é visitado por 3 espíritos: O espírito do natal passado, o espírito do natal presente e o espírito do natal futuro. Todos trazidos pelo fantasma do falecido sócio de Scrooge: Jacob Marley, que vem primeiramente para apresentá-los. A partir da visita do fantasma de Marley a história se desenvolve e nos leva a reflexão sobre os nossos atos, sobre o que estamos fazendo de nossas vidas e da vida das pessoas a nossa volta.




Ao final Dickens deixa claro que quem mais sofria com a avareza de Scrooge era ele próprio, pois se via sozinho e afastado de todos que tanto o queria bem!

O bom de Um Conto de Natal é que ele nos faz pensar nas mazelas de nossa própria alma, nos atos insanos, de sabotagem, que cometemos conosco e que acabam refletindo nos demais.

Com relação ao autor, pode-se dizer que Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas da era vitoriana. Nascido em solo inglês, passou por alguns problemas na vida (inclusive seu pai chegou a ser preso por dívidas) e desde cedo foi obrigado a trabalhar pra promover seu sustento.




Jornalista do Morning Chronicle, publicava crônicas  humoristicas sob o pseudônimo de Boz, o que lhe garantiu mais visibilidade dentro do folhetim e, posteriormente, no meio em que vivia.

Entre suas várias obras, vale citar:

"A Christmas Carol" (1843)
“A Casa sombria” (1852)
“Tempos Difíceis” (1852)
“História de Duas Cidades” (1859)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs