18 outubro 2012

O corpo conduz, a mente domina.

Estou aqui. Olhando o espelho de meu apartamento. Meu. Nem posso crer que cheguei a isso. É bizarro as vezes pensar em como a natureza é cruel. Ela nos cobra preços dos quais nem sempre podemos pagar. O que ha de errado comigo? Me pego a olhar no espelho pra ver o que mudou. Muitas coisas mudaram- uma voz insiste em gritar em meus ouvidos- mas eu tento ignorar e não pensar no amanhã. Amanhã nem existe. E é bobagem você pensar o contrário... Mas o amanhã não me incomoda. O que me incomoda é o ontem... Ontem eu era uma pessoa e hoje misteriosamente meu espelho diz o que meus olhos não conseguem enxergar mas que eu sei.que esta ali em algum lugar. Bem... Até que eu descubra eu vou movimentar, saio do banheiro e vou pra cozinha. Domingo, nada pra fazer. Essa hora é burrice tentar ligar pra minha avó. Ela está dormindo. Eu acho que é aí que começa. Eu sou filha de vó. Tudo que eu tenho de meu pai é uma foto amassada partida ao meio do casamento dele com minha mãe. Corrigindo: progenitora, mãe é palavra doce que escorrega na lingua e faz o coração se enternecer. Minha avó é minha mãe, embora meu avô nunca houvesse permitido que eu a chamasse assim. Meu avô era um daqueles homens que parecia que nunca ia morrer. Me criou da forma antiga, dizendo que o erro dele com meu pai foi deixá-lo solto demais. Eu fui criada na vara de marmelo ( muito embora eu nunca tenha levado uma varada sequer, apenas de avistar meu avô empunhando uma era suficiente para eu tremer) lógico que minha avó escondia algumas de minhas travessuras. Mas elas eram poucas. Quando eu perguntava sobre meus pais tudo que meu avô dizia era: Ele morreu e não devemos falar dos mortos. E ninguem ousava dizer mais nada. Uma unica vez que eu perguntei da minha mãe, ele não respondeu e ficou entendido que aquele assunto era proibido. Naquele ano eu saí da escola municipal e fui pra um colegio catolico. Era diferente. Eu fui batizada quando bebê mas meus avós não iam a igreja. Minha avó me ensinou todas as rezas e a biblia e ela dizia que meu nome era por conta de eu ter nascido no dia de santa Rita. Mas eu me chamo Cássia, respondi e ela disse, Santa Rita era de Cássia, uma cidade la do outro lado do mundo. Seu pai disse que um dia ia te levar lá. E então ela saiu chorando como sempre acontecia quando ela falava dele. E naquele ano eu vivi outra realidade dentro de um colegio catolico. Eram duas missas por dia mas só podia comungar em uma. E tinha confissao toda semana. O colegio era pra meninos e meninas, mas os padres educavam os meninos e as freiras as meninas e nós nunca chegavamos perto um do outro. Aprendi outras coisas, música, desenho arte. Até parecia um daqueles filmes dos anos 30. Não tinhamos tv mas eu tomei amor pela leitura. Foram quatro anos no colegio. E então eu estava pronta pra faculdade. Eu ia ter bolsa na PUC mas meu avô chegou la pra me buscar e disse que neta dele não ia ter mais estudo que o necessario. Que agora ela podia arrumar um moço bom e casar. Mas ela não queria casar, ela queria ir pra faculdade. Então ela chegou no avô e disse: eu quero ser professora. Ela sabia que essa era a unica profissao que seu avô não iria se opor de ela estudar. Entao ele concordou, matriculou-se no curso de letras e um mês depois ela pediu transferencia para o curso de música. Nunca soubera porque, mas ela tinha um magnetismo natural pelas artes, e ela havia aprendido piano na escola e decidiu ir além. Se seu avô descobrisse ele iria tirar ela de la a força. Ele odiava tudo isso. E um ano depois ela soube porque. Seu avô, o homem que parecia que nunca iria morrer teve um ataque cardiaco fulminante, morreu quieto na cadeira fumando cigarro e lendo jornal. A avó disse que se ele sentiu algum mal estar ou dor, ele não abriu a boca nem pra reclamar. Então pela primeira vez em minha vida eu vi a lápide do meu pai. Sem foto. Tinha só o nome Jorge Francisco de Souza gravado e as datas de nascimento e morte. Eu não tinha nem completado um ano... Meu avô foi enterrado com ele. E quando o enterro acabou minha avó ficou lá, olhando triste... Então me ocorreu que o nome de minha mãe não estava ali. Olhei firme pra minha avó e perguntei. Ela me olhou com olhar desolado e me arrependi da pergunta. "Seu pai conheceu sua mãe num bar. Ela cantava nesse bar e ela era de longe a mulher mais linda que seu pai havia visto. E tinha uma voz encantadorq também. Logo seu avô ficou sabendo e proibiu seu pai de se encontrar com ela. Mas seu pai desobedeceu. Ele brigou com seu avô, saiu de casa. Naquele dia seu avô mandou retirar cada retrato dele da casa. Seu avô declarou que ele estava morto pra ele. Mal soube ele que um após isso iria se tornar real. Seu pai me ligava e a gente se encontrava na igreja todos os dias. Ele casou e me deu uma foto. Aquela foto sua que você carregava quando criança. Acho que foi a única que sobrou. Logo veio a noticia que sua mãe estava grávida. Mas aí que os problemas começaram em sua casa. Sua mãe não estava contente com sua gravidez. Isso tirou o brilho dela cantar. Isso fez o amor que ela.e seu pai sentiam se evaporar e foi piorando quando você foi crescendo e ela engordando. No dia em que vc nasceu eu fui ao hospital e eu ouvi sua mãe dizer pra tirar esse monstrinho que só sabia chorar de perto dela que ela não queria nem ver você, mas eu achei que a raiva iria passar. Me enganei. Sua mãe não colocou nem os olhos em você pelos dias seguintes, e quando ela achou que estava boa o suficiente, partiu. Quando seu pai soube ele tambem nao aguentou a pressão. Saiu com voce no colo perambulando na rua. Bateu na porta de casa, me entregou voce e disse, essa é a Cassia mãe. Por causa de Santa Rita. Um dia eu vou levar ela pra conhecer essa cidade. Lá do outro lado do mundo. Cuida dela pra mim por uns dias. Eu vou arrumar uma babá, mas não posso abandonar meu emprego. Eu consenti. E quando seu avô perguntou quem era você eu menti dizendo que uma irmã pediu que eu cuidasse por uns dias ate arrumar um lar. Seu avô gostou de você, você passou uma semana la e ele disse, se eu nao estivesse tao velho ficava com ela. Mal sabia ele que esse era seu destino. Seu pai voltou pra casa e se suicidou. A policia nos procurou alguns dias depois e seu avô era só desespero. Então eu contei a verdade sobre você e ele apesar do jeito durão te amou e cuidou da neta dele como uma filha." eu me senti uma traidora aquele dia. Por várias questões. No entanto aquele dia eu cresci. Cinco anos se passaram desde então... Eu voltei pro espelho e continuei a observar. Algo havia mudado. Mas o que?

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dicas e sugestões.
Tem blog? Deixe o link, vou te visitar!
Me siga, informe, que eu sigo de volta. Bjs